"Por conta dos trabalhos extraclasse, devemos dar atenção especial aos professores na nova reforma da previdência", avalia deputado Alex Santana

"Por conta dos trabalhos extraclasse, devemos dar atenção especial aos professores na nova reforma da previdência", avalia deputado Alex Santana

por Redação Radar da Bahia no dia 21 de February de 2019 às 11:00



A proposta de reforma da Previdência propõe fixar em 60 anos a idade mínima para que  professores da rede particular possam se aposentarem. Atualmente, as regras previdenciárias não preveem idade mínima para a aposentadoria da categoria. O texto foi apresentado nesta quarta-feira (20) pelo presidente Jair Bolsonaro.
A nova reforma, como tem sido chamada pelo atual governo, também pretende unificar em 30 anos o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria de professores e professoras. Até o momento, o tempo de contribuição previsto em lei para os docentes é de 25 anos para mulheres e de 30 anos para homens.
Apesar de alguns acharem que a atividade é meramente intelectual, o deputado federal baiano, Alex Santana, acredita que também há um esforço físico, além do esforço mental. Para ele, essa nova reforma deve dar  uma atenção especial ao professores: "A carga horária desses profissionais vai além a sala de aula", avaliou. Por isso, o parlamentar defende cautela, pois se a proposta for aprovada como está, a categoria deixará de ter direito a uma idade diferenciada.  "Não é justo, uma vez que eles têm os trabalhos extraclasse, como o planejamento de aulas e a correção de avaliações. Diante disso, nenhum docente consegue ficar mais do que 25 anos em sala de aula", alertou Alex Santana.
Já a aposentadoria para os professores da rede pública de ensino está sendo proposta de outra forma. O texto prevê que, além de alcançar idade mínima de 60 anos para se aposentar, os docentes terão que ter 30 anos de contribuição e 10 anos de atuação no serviço público. Também será necessário 5 anos no cargo efetivo.
Diferentes estudos revelam ainda, que a profissão de docente aparece entre as que mais levam à síndrome de “burnout”, ou a doença do esgotamento emocional. "Diante disso, certamente haverá impactos negativos na aprendizagem dos estudantes", destacou o parlamentar.



fonte: http://radardabahia.com.br/noticias/68762/por-conta-dos-trabalhos-extra-classe-devemos-dar-atencao-especial-aos-professores-na-nova-reforma-da-previdencia-avalia-deputado-alex-santana

© 2018 | Todos os direitos reservados - José Fernandes Barbosa Ferreira cristão play7